Postado em 28/abr/2014
Nos dias 24 e 25 de abril o prof. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do LARF-UFV, esteve em Vitória, ES, para uma série de atividades relacionadas a projetos de restauração florestal naquele Estado.
Na noite do dia 24 no Hotel Bristol Century Plaza em Vitória, o prof. Venâncio apresentou, para representantes de várias instituições públicas e empresas privadas, o estudo “Potencial de Regeneração Natural de Florestas Nativas nas Diferentes Regiões do Estado do Espírito Santo” por ele coordenado.
O estudo que teve apoio financeiro da FIBRIA e execução pelo CEDAGRO (Centro de Desenvolvimento do Agronegócio) gerou um documento em que o estado do ES é dividido em 12 zonas naturais que foram classificadas de acordo com seu potencial de regeneração natural, definido em função das suas características em termos pedoclimáticos e de probabilidade em receber propágulos oriundos de florestas matrizes remanescentes. Além do documento que poderá servir de base para adoção de políticas públicas de restauração florestal no estado, também foi produzido um manual para auxiliar técnicos nas tomadas de decisões sobre o tipo de intervenção que deve ser adotada em diferentes áreas a serem restauradas no estado. Para fazer download do documento e do manual em pdf click aqui (documento) e aqui (manual).
O professor Venâncio destaca que este estudo é pioneiro no Brasil e tem como principal meta a viabilização da restauração florestal no Estado do ES através da redução de custos, uma vez que em média são gastos cerca de R$ 10.000,00 para restaurar um hectare com floresta nativa, e a partir deste estudo na maior parte da área do estado será possível reduzir este custo em mais de 70%, com situações em que a restauração não terá custo algum.
No dia 25, como parte da programação de um projeto recém-iniciado do LARF com a FIBRIA, registrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV e com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais, o prof. Venâncio participou de uma reunião com profissionais da FIBRIA e TNC (The Nature Conservancy) também em Vitória, na qual foram definidos vários pontos da parceria que visa à adequação do monitoramento de áreas em restauração pela empresa nos municípios de São Mateus (ES), Teixeira de Freitas (BA) e Nanuque (MG).
Também no dia 25 o prof. Venâncio foi entrevistado pela TV Ambiental, quando teve oportunidade em explicar e divulgar o estudo sobre o potencial de regeneração natural do ES. A matéria vai ao ar em Vitória e interior do ES na semana dia 05 de maio.
Nas fotos abaixo momentos da apresentação do prof. Venâncio e da reunião com a equipe da FIBRIA e TNC.