Visita técnica ao Legado das Águas
Postado em 29/nov/2016
O professor Sebastião Venâncio Martins e o Engenheiro Florestal da Votorantim Metais Aldo Teixeira Lopes estiveram nos dias 25 a 27 de novembro na região de São Roque e Tapiraí, SP, para uma visita técnica à Reserva Legado das Águas.
O Legado das Águas é uma reserva particular pertencente à empresa Votorantim, que possuí um dos mais expressivos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. São 31 mil hectares de floresta preservada, sendo cerca de 85 % de mata primária, habitada por inúmeras espécies da fauna como antas, onças pardas, cachorros-do-mato, arapongas, e da flora como figueiras centenárias, palmitos-juçaras, orquídeas raras, entre outras. Além de preservar grande número de espécies ameaçadas, o Legado das Águas, como o próprio nome faz alusão, preserva grande número de nascentes e corpos d’água.
Durante a visita, o prof. Venâncio, o eng. Aldo e mais um grupo de funcionários da fábrica da Votorantim em Alumínio, SP, tiverem a oportunidade de conhecer toda a excelente estrutura da Reserva, o viveiro de produção mudas de espécie nativas, uma das usinas de geração de energia hidrelétrica da empresa, praticar canoagem em uma das grandes represas e percorrer uma das trilhas da Reserva.
Na ocasião o Eng. Aldo e o prof. Venâncio explicaram para os participantes do evento como é o processo de extração da bauxita na Zona da Mata, que é utilizada para a fabricação de alumínio na fábrica paulista, e as atividades de restauração e de reabilitação das áreas mineradas, o que torna todo o processo sustentável em termos ambientais.
O LARF-UFV mantém desde 2011 convênio de pesquisa e assessoria com a Votorantim Metais, através do qual têm sido monitoradas as áreas em restauração, implantados experimentos de restauração e realizadas orientações sobre as melhores técnicas de restauração das áreas mineradas. Através do projeto já foram produzidas uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado, publicados quatro artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais e 14 trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso outras duas teses de doutorado e dois projetos de iniciação científica, todos orientados pelo prof. Venâncio coordenador do convênio LARF/CBA-Votorantim Metais.