Postado em 14/abr/2014
No período de 07 a 12 de abril o prof. Sebastião Venâncio Martins esteve em viagem ao Chile onde participou do VI Congreso Chileno de Ciencias Forestales, em Temuco, quando apresentou o trabalho “Restauración ecológica de un área invadida por Pteridium aquilinum (L.) Kuhn en el Parque Nacional Caparaó, MG, Brasil”.
A pesquisa apresentada fez parte da tese de Doutorado em Ciência Florestal pela UFV de Jeane de Fátima Cunha, que teve como objetivo testar diferentes técnicas de nucleação em uma área do PARNA Caparaó degradada pela invasão de Pteridium aquilinum.
Pteridium aquilinum é uma espécie de samambaia exótica e invasora de áreas abertas, como pastagens, bordas e clareiras de remanescentes florestais. Seu controle é extremamente difícil e com altos custos através de métodos tradicionais como aplicação de herbicidas. Neste contexto, a pesquisa de doutorado realizada pelo LARF e apresentada no Chile, através de parceria com o ICMBio/PARNA Caparaó, mostrou a viabilidade da aplicação de técnicas alternativas e de baixo custo em promover o avanço da sucessão em áreas dominadas pela samambaia por décadas. Apenas um ano após a implantação dos experimentos já foi possível amostrar nas parcelas 19 especies arbóreas, sendo as especies mais abundantes Solanum mauritianum (164 individuos), Senna spectabilis (32) e Casearia sylvestris (26).
Nas fotos momentos do Congresso e detalhes dos experimentos de restauração no Caparaó.