Postado em 03/out/2016
Aconteceu em Vitória, ES, durante a semana de 25 a 30 de setembro o 67o. Congresso Nacional de Botânica.
Entre as várias mesas redondas uma foi especifica sobre Restauração Ecológica de Ecossistemas, tendo como coordenador o prof. Sebastião Venâncio Martins do LARF-UFV, que também proferiu a palestra “Técnicas alternativas para restauração de áreas mineradas e áreas de preservação permanente”.
Em sua palestra o prof. Venâncio abordou aspectos ecológicos e da redução dos custos da restauração com o uso técnicas alternativas desenvolvidas/adaptadas por ele no LARF-UFV em parceria com empresas como CBA-Votorantim Metais, Brookfield Energia Renovável, CMPC Celulose Riograndense, Gerdau, Fibria, Cimento Tupi, Vale, entre outras, através de convênios pela Sociedade de Investigações Florestais – SIF.
Além do prof. Venâncio, também proferiram palestras na mesa de restauração os professores Fernando Campanhã Bechara (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), Marcelo Diniz Vitorino (Universidade Regional de Blumenau – FURB), e a pesquisadora Dra. Graziele Volpato, colaboradora do LARF-UFV.
Mesas redondas e workshops sobre restauração ecológica em grandes eventos como o Congresso Nacional de Botânica, refletem o crescimento do interesse por parte do publico acadêmico, estudantes e professores/pesquisadores, pelo tema e o avanço desta área no contexto das ciências agrárias e biológicas.
Nas fotos momentos da mesa redonda sobre restauração ecológica.
Prof. Sebastião Venâncio Martins (LARF-UFV)
Dra. Graziele Herandes Volpato (colaboradora LARF-UFV)
Prof. Fernando Campanã Bechara (UTFPR)
Prof. Marcelo Diniz Vitorino (FURB)