Restauração das áreas atingidas em Brumadinho, que conta com parceria entre a VALE e o LARF, é destaque na rede Globo.

Postado em 03/dez/2021

Uma equipe da rede Globo de televisão esteve em Brumadinho na semana no dia 22 de novembro para gravações de uma reportagem sobre o projeto de restauração florestal das áreas atingidas.

A reportagem que foi ao ar no Jornal Hoje do dia 24 de novembro, mostrou várias etapas do processo de restauração, desde a coleta de sementes de árvores nativas nos fragmentos florestais da Vale em Brumadinho, até o plantio das mudas no campo em áreas atingidas pelo rejeito do rompimento da barragem B1.

O LARF vem coordenando desde agosto o projeto de restauração florestal das áreas atingidas e áreas de compensação em Brumadinho, através de convênio com a VALE, intermediado pela Sociedade de Investigações Florestais.

A parceria LARF / VALE tem como foco a pesquisa e orientações técnicas, visando contribuir para a melhoria contínua da qualidade da restauração florestal em curso, para que em poucos anos as áreas impactadas e áreas de compensação estejam cobertas com florestas nativas restauradas.

Além do prof. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do projeto, participam estudantes de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado pela UFV vinculados ao LARF.

A reportagem pode ser acessada pelo link: