Realizado o III REFOREST – palestras de alto nível e recorde de público

Postado em 30/ago/2016

O III Reforest – Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal ocorreu de 17 a 19 de agosto, no auditório Fernando Sabino, Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento teve promoção da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), Laboratório de Restauração Florestal (LARF) e Departamento de Engenharia Florestal (DEF/UFV).
O evento contou com cerca de 500 participantes, dentre eles profissionais da área, professores, pesquisadores e estudantes de diversas partes do país. A solenidade de abertura foi composta pelo Gerente Executivo da SIF, professor Ismael Eleotério Pires, professor Gumercindo Souza Lima, que representou o DEF e o Polo de Excelência em Florestas, pelo Coordenador Técnico do evento, professor Sebastião Venâncio Martins e o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFV, professor Rubens Alves de Oliveira.
Ao término da solenidade de abertura, o professor Sebastião Venâncio Martins proferiu a palestra de abertura, intitulada ”Restauração de áreas mineradas e áreas de preservação permanente: avanços e desafios”. Após o almoço, houve três apresentações: “A restauração de áreas de preservação permanente e reservas legais no contexto do novo Código Florestal Brasileiro” (Guilherme Viana de Alencar – IBAMA); “Pagamento por serviços ambientais como alternativa para a viabilização da restauração florestal” (Marcos Franklin Sossai – SEAMA) e a “Restauração florestal no contexto da adequação ambiental e socioeconômica de propriedades rurais” (José Mário Lobo Ferreira – EPAMIG). A apresentação de pôsteres encerrou o primeiro dia de evento.
O segundo dia de evento foi dividido entre dois painéis. No primeiro painel do dia, houve três palestras: “Comparação entre diferentes técnicas alternativas de restauração florestal” (Fernando Bechara – UTFPR); “Técnicas silviculturais aplicáveis à restauração de áreas de preservação permanente e reservas legais” (Vera Lex Engel – UNESP) e “Propagação vegetativa de espécies florestais para fins de restauração florestal” (Aloísio Xavier – UFV).
No segundo painel do dia, outras três palestras completaram a programação: “Modalidades de sistemas agroflorestais e suas aplicações na restauração florestal” (Silvio Nolasco de Oliveira Neto – UFV); “Caracterização funcional de espécies arbóreas para suporte na construção de sistemas agroflorestais” (Luiz Fernando Duarte de Morais – Embrapa Agrobiologia) e “Restauração da floresta amazônica através da sucessão e da agricultura migratória” (Pedro Manuel Villa – Instituto Nacional de Investigações Agrícolas – Venezuela). Entre os dois painéis e ao final do dia ocorreu apresentação de pôsteres, totalizando 183 trabalhos selecionados.
Para encerrar o evento, outras três palestras: “Restauração de APPs em áreas de silvicultura para a produção de celulose no Espírito Santo” (Tathiane Santi Sarcinelli – Fibria Celulose), “Restauração de APPs em áreas de silvicultura para produção de celulose no Rio Grande do Sul” (Luciana Esber Michels – CMPC Celulose Riograndense); e “Restauração de áreas após mineração de bauxita em Minas Gerais” (Aldo Teixeira Lopes – Votorantim Metais).
No encerramento, o professor Sebastião Venâncio Martins, coordenador técnico do evento, celebrou o sucesso do III Reforest. Ele também comemorou o expressivo público presente. “Cerca de 500 pessoas nesse auditório, o que excedeu a nossa expectativa e nos deixou muito felizes e animados com o crescente interesse nacional pela restauração florestal”, disse. Venâncio agradeceu as empresas e instituições que colaboraram para a realização do evento.
Para realização do III Reforest, a comissão organizadora contou com o apoio da CAPES, FIBRIA, Companhia Brasileira de Alumínio – Votorantim Metais, Agroflor – Engenharia e Meio Ambiente, Agrosystem, CPT – Centro de Produções Técnicas, CI Florestas, Florestal Jr, Painel Florestal, Mais Floresta, Agroevento, Polo de Excelência em Florestas, Remade – Revista da Madeira e Revista Campo & Negócios Florestas.
Fonte (SIF – Sociedade de Investigações Florestais)DSCN7729b DSCN7731 IMG_2361 IMG_2370 DSCN7808 DSCN8010b DSCN7942b DSCN7872b DSCN7856