Postado em 14/fev/2017
No período de 06 a 09 de fevereiro, o prof. Sebastião Venâncio Martins, realizou mais uma visita em Áreas de Preservação Permanente em restauração florestal no entorno de reservatórios hídricos de geração de energia na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto de restauração de APPs já está em seu quarto ano e teve inicio através de uma parceria entre a empresa Energisa Geração e o LARF-UFV, transferida posteriormente para um convênio entre a empresa Brookfield Renewable Energy Group e o LARF, sempre através de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV).
A parceria Brookfield / LARF-UFV visa à pesquisa e orientação das atividades de restauração de matas ciliares nas margens dos reservatórios de três centrais hidrelétricas e o monitoramento de áreas restauradas através da aplicação de indicadores. Com estes estudos e orientações técnicas está sendo possível melhorar a qualidade da restauração das matas ciliares dos reservatórios e reduzir os custos desta restauração.
Nas fotos abaixo momentos da visita e detalhes das áreas em restauração.
APP cercada para proteção da restauração florestal
Prof. Venâncio em uma das APPs em restauração florestal monitorada pelo projeto
APP com restauração florestal avançada, através de reflorestamento e regeneração natural