Pós-graduando vinculado ao LARF realiza Doutorado Sanduíche na Holanda

Postado em 29/jun/2017

Visando o aperfeiçoamento do programa do LARF sobre ecologia e restauração de áreas mineradas de bauxita na Zona da Mata mineira, que conta com apoio financeiro da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA-Votorantim),  o doutorando em Ciência Florestal da UFV Diego Balestrin, vinculado ao LARF, está na Holanda realizando treinamento com bolsa concedida pelo programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Seu estágio na Holanda está sendo realizado na Wageningen University & Reseach, sob a supervisão do professor Dr. Jeroen Machiel Schoorl.
Na UFV o doutorando Diego tem como orientador o prof. Dr. Sebastião Venâncio Martins e sua tese enfoca o monitoramento ecológico de áreas mineradas e em processo de restauração, em nível de fitossociologia, solos e ecologia da paisagem. O projeto tem como coordenador na CBA o Eng. Florestal Aldo Teixeira Lopes, ex-aluno da UFV.
Diego destaca que seu estudo na Wageningen University poderá servir como “direcionador” de ações para o controle e monitoramento de áreas mineradas em restauração, viando assim a sustentabilidade ambiental da atividade na região e melhor compreensão do processo e das interações existentes no ambiente. Deste modo, parte deste processo deverá ser realizado através da modelagem no LAPSUS (LandscApe ProcesS modelling at mUlti-dimensions and Scales), que é um modelador de evolução da dinâmica da paisagem em vários módulos.
O doutorando Diego Balestrin na Wageningen University
foto_Wageningem