Postado em 20/jul/2017
Ocorreram no dia 14 de julho as defesas de tese das pós-graduandas Bruna Paolinelli e Katucia Zatelli, orientadas pelo prof. Sebastião Venâncio Martins, no programa de mestrado em Ciência Florestal da UFV.
A dissertação da Eng. Florestal Bruna Paolinelli, intitulada “Monitoramento de áreas de restauração florestal e geração de recomendações de manejo adaptativo através de imagens obtidas por Vant e Lidar”, foi desenvolvida em áreas da Fibria Celulose na sul da Bahia e norte do Espírito Santo, sendo parte de um projeto coordenado pelo prof. Sebastião Venâncio e financiado pela empresa através de contrato via Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV).
Já a dissertação da Bióloga Katucia Zatelli, recebeu o título “Transposição de topsoil e serapilheira para restauração ecológica no Parque Nacional da Serra do Itajaí, SC”, e abordou o uso de técnicas alternativas para a restauração da floresta em áreas de pastagem abandonada nesta nova unidade de conservação da região de Blumenau, SC.
Embora com enfoques diferentes, as duas dissertações tiveram em comum o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a redução dos custos da restauração florestal, visando aumentar a sua viabilidade em larga escala, uma das prioridades das pesquisas e orientações técnicas do LARF-UFV.
Nas fotos as novas Mestres em Ciência Florestal pela UFV e respectivas bancas das defesas.
Bruna Paolinelli durante sua defesa de tese
Da esquerda para direita: Hélio G. Leite e Elpídio I. Fernandes (UFV), Tathiane S. Sarcinelli (Fibria), Sebastião V. Martins (UFV), Bruna Paolinelli e José M. Gleriani (UFV)
Katucia Zatelli durante sua defesa de tese
Gumercindo S. Lima (UFV), Katucia Zatelli, Sebastião V. Martins e Igor R. de Assis (UFV)