LARF publica artigo sobre adubação verde na recuperação do solo em ambiente de mineração de bauxita

Postado em 19/jan/2023

O artigo intitulado “Green Manure as an Alternative for Soil Recovery in a Bauxite Mining Environment in Southeast Brazil”, de autoria de Wesley da Silva Fonseca, Sebastião Venâncio Martins e Pedro Manuel Villa, foi publicado na primeira edição de 2023 da revista Floram – Floresta e Ambiente. No artigo são abordadas as contribuições dos adubos verdes na recuperação dos atributos químicos do solo para a restauração ecológica de uma área no entorno da mineração de bauxita da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, em Miraí – MG.

Dentre os principais resultados do artigo destacam-se que os adubos verdes (feijão-guandu, crotalária e estilosantes) foram eficientes na recuperação da fertilidade do solo, principalmente no aumento dos teores de matéria orgânica e nitrogênio do solo. Além disso, a deposição de quantidades significativas de fitomassa indicam que a adubação verde é uma técnica capaz de promover rápida cobertura vegetal e auxiliar em projetos de restauração ecológica em áreas mineradas.

A pesquisa faz parte da dissertação do MSc. Wesley da Silva Fonseca, sob orientação do Prof. Sebastião Venâncio Martins. Este estudo agrega novidades para a revegetação de áreas em ambiente de mineração, especialmente para reconstrução de solo, promove avanços na restauração ecológica, e também é importante para demonstrar a sustentabilidade da mineração de bauxita na região.

Os autores destacam que os adubos verdes ao contribuírem na recuperação do solo, favoreceram também o crescimento das mudas de espécies nativas plantadas e a regeneração natural, além de dificultar a invasão por gramíneas exóticas como a braquiária.

O LARF agradece a CBA pelo apoio ao projeto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelas bolsas de estudo e de produtividade em pesquisa para os autores.

O trabalho pode ser encontrado no link a seguir: [link].

atualizada_figura

Figura: Condição inicial da superfície do solo, crescimento e manejo de adubos verdes. (A: Superfície do solo exposta – situação inicial; B: Adubação verde após 6 meses de semeadura; C: Adubação verde após 12 meses de semeadura; D: Adubação verde, após 18 meses de semeadura; E: Manejo de adubação verde para favorecer o desenvolvimento de mudas plantadas; F: Área após 4 anos de implantação de técnicas de restauração).