LARF participa do IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação da UESB

Postado em 04/nov/2014

O LARF-UFV foi representado pela aluna de doutorado Júnia Lousada que proferiu a palestra “Monitoramento de Áreas em Restauração no Brasil” em mesa redonda sobre Recuperação de Áreas Degradadas durante o IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realizado de 29 a 31 de outubro em Jequié, Bahia.

Na palestra a doutoranda Júnia falou sobre os avanços e desafios do monitoramento e também apresentou alguns resultados de projetos que vem sendo desenvolvidos pelo LARF em parceria com empresas dos setores florestal, de mineração e de energia com bioindicadores de restauração. Entre esses trabalhos destacou o artigo “Natural regeneration in a restored bauxite mine in southeast Brazil” recém publicado na revista chilena Bosque, de autoria do aluno de doutorado Aurino Miranda Neto, do coordenador do LARF, prof. Sebastião Venâncio Martins, da aluna de doutorado Kelly de Almeida Silva e dos analistas ambientais Aldo Teixeira Lopes e Raul de Abreu Demolinari, vinculados à Votorantim Metais, empresa parceira do LARF.

A mesa redonda foi composta pela doutoranda Júnia, pela professora Dra. Yule Roberta Ferreira Nunes, da Unimontes, MG e pelo analista ambiental da SEMA, BA, Tiago Jordão Porto Santos. As discussões permearam os assuntos de monitoramento, estudos de caso em restauração e a legislação brasileira sobre restauração.

De acordo com o coordenador da Pós Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação da UESB, Dr. Paulo Roberto Antunes de Mello Afonso a mesa redonda promoveu uma discussão muito enriquecedora, uma vez que se trata de um dos temas mais atuais e alvo das agendas públicas de meio ambiente. Nesse sentido, a participação em mesas redondas e eventos que promovam essas discussões é uma oportunidade de trocas entre pesquisadores e executores dos setores público e privado.