Postado em 20/set/2023
A primeira reunião técnica realizada em 19 de setembro, entre integrantes da Fundação Renova e o prof. Sebastião Venâncio Martins, marca o início dos trabalhos de um novo e importante projeto de restauração florestal em Mariana, MG, e região, dentro da Área Ambiental I.
O projeto intitulado “Adensamento e enriquecimento de plantios de restauração florestal e da regeneração natural em áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão” coordenado pelo Prof. Venâncio com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) terá duração inicial de três anos e tem como metas a continuação de pesquisas já iniciadas em projeto anterior do LARF com a Fundação Renova, a implantação de novos experimentos e de monitoramentos da restauração de APPs (matas ciliares) atingidas pelo rejeito e de áreas de compensação, bem como a transferência de tecnologias de restauração florestal.
O professor Venâncio destaca que um grande projeto como este tem impactos muito positivos para a Fundação Renova, que busca pela melhoria continua de suas atividades de restauração florestal das áreas atingidas, para a UFV através do envolvimento de estudantes bolsistas de graduação e pós-graduação e para o meio ambiente regional.