Estudantes de Engenharia Florestal da UFSCAR Sorocaba realizam estágio no LARF

Postado em 07/mar/2015

Durante o mês de fevereiro de 2015, os estudantes de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, SP, Leonardo Guimarães Ziccardi, Tales Thomaz Veloso e Dennis Koji Fukace realizaram estágio no LARF-UFV sob supervisão do prof. Sebastião Venâncio Martins.

O estágio englobou várias atividades relacionadas à restauração ecológica de áreas degradadas, como levantamentos de regeneração natural, aquisição de fotografias hemisféricas do dossel, medição da compactação do solo, avaliação do banco de sementes do solo, entre outras.

Entre as atividades de pesquisa em restauração florestal os estagiários tiveram a oportunidade de visitar empresa do setor de mineração que desenvolve projetos em parceria com o LARF, e também o Parque Estadual da Serra de Ouro Branco aonde uma tese de Doutorado em Botânica pela UFV de Junia Maria Lousada vem sendo realizada.

O LARF vem recebendo regularmente para estágio no período de férias de início de ano estudantes de Engenharia Florestal de outras universidades. Da UFSCAR Sorocaba este é o segundo grupo de alunos a cumprir o estágio obrigatório no LARF, mas também já estagiaram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Da direita para esquerda os estagiários Tales, Dennis e Leonardo e os pós-graduandos Kelly e Aurino Neto, em área minerada em restauração.

Os estagiários Tales e Leonardo no Viveiro da UFV analisando o banco de sementes do solo de área minerada em restauração.

Tales e Leonardo em área degradada por incêndio no Parque Estadual da Serra de Ouro Branco, MG.

Os estagiários na transição campo rupestre / floresta semidecídua na Serra de Ouro Branco.