Defendida mais uma tese sobre restauração de áreas mineradas no âmbito do convênio Votorantim Metais / LARF-UFV

Postado em 01/mar/2015

No dia 27 de fevereiro o Engenheiro Florestal Aurino Miranda Neto defendeu sua Tese de Doutorado em Ciência Florestal na UFV sobre um estudo realizado no âmbito do convênio entre a empresa Votorantim Metais e o LARF-UFV.

Este convênio estabelecido através de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV) engloba várias ações, desde o monitoramento de áreas em restauração pós-mineração de bauxita até a aplicação de técnicas como enriquecimento e nucleação.

Em seu estudo, Aurino Neto avaliou sob orientação do prof. Sebastião Venâncio Martins, o sucesso de um projeto de restauração florestal em área que passou por mineração de bauxita e foi reflorestada com espécies nativas há 10 anos.

A tese que recebeu o titulo “Banco de sementes do solo, regeneração natural e dinâmica da serapilheira em área minerada em processo de restauração no Sudeste do Brasil” foi estruturada em artigos, sendo um deles publicado na revista internacional Bosque. Cada artigo resultou da aplicação dos indicadores vegetativos de avaliação e monitoramento e da relação destes com variáveis ambientais como abertura do dossel, compactação do solo e precipitação na floresta em restauração.

O mais novo Doutor em Ciência Florestal pela UFV Aurino Miranda Neto, está vinculado ao LARF desde a graduação quando foi bolsista de Iniciação Cientifica, e ao longo desta trajetória publicou 12 artigos científicos, um capítulo de livro e dezenas de trabalhos em simpósios e congressos, sempre na área de meio ambiente. Também teve oportunidade de ministrar duas palestras em eventos realizados na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e na Uniube – Universidade de Uberaba.

Além desta tese do Aurino Neto, outros estudos têm sido realizados no contexto do convênio entre a Votorantim Metais e o LARF-UFV, que resultaram também na dissertação de Kelly de Almeida Silva pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal e na monografia (TCC) em Engenharia Florestal de Bruno Mais Lopes, além de vários artigos e trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso através do convênio outra tese de Doutorado e um projeto de Iniciação Científica.

Este conjunto de estudos desenvolvidos pelo LARF-UFV nas áreas da empresa em processo de restauração tem revelado o comprometimento da Votorantim Metais com o meio ambiente, sempre buscando adequar suas atividades de mineração na Zona da Mata mineira com a conservação dos recursos naturais visando à sustentabilidade ambiental.

A parceria com a Votorantim Metais tem sido muito positiva também para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao LARF-UFV, que tem a oportunidade de desenvolver suas pesquisas dentro da realidade em uma grande empresa de mineração. O treinamento destes estudantes no ambiente de mineração e restauração com certeza é um diferencial para a sua inserção no mercado de trabalho.

Participaram da banca os professores Sebastião Venâncio Martins (Orientador), Elias Silva e José Marinaldo Gleriani (DEF-UFV), Nilza de Lima Pereira Sales (UFMG), e o Dr. Fillipe Tamiozzo Pereira Torres (Secretaria de Meio Ambiente de Ubá).

Momentos da Defesa de Tese de Aurino Miranda Neto

Da esquerda para a direita os membros da banca: Elias Silva (UFV), Nilza de Lima P. Sales (UFMG), Sebastião V. Martins (UFV), Aurino M. Neto (LARF-UFV), José M. Gleriani (UFV) e Fillipe T. P. Torres (SMA-Ubá)