DEFENDIDA MAIS UMA TESE DE DOUTORADO DA PARCERIA LARF-UFV e CBA

Postado em 09/jul/2018

Ocorreu no dia 04 de julho a defesa de tese doutorado em Ciência Florestal pela UFV do engenheiro florestal Diego Balestrin. A tese intitulada “Fitossociologia e dinâmica do solo e da paisagem em áreas sob influência da mineração de bauxita em Minas Gerais, Brasil” foi desenvolvida sob orientação do prof. Sebastião Venâncio Martins em áreas mineradas em processo de restauração pela CBA – Companhia Brasileira de Alumínio do grupo Votorantim.

Dividida em seis artigos, a tese abordou desde o inventário florístico-fitossociológico de áreas mineradas com diferentes idades e técnicas de restauração, até estudos sobre dinâmica da movimentação de solos e da paisagem. No geral pesquisa mostrou que a mineração de bauxita tem possibilitado o aumento da cobertura florestal nas duas micro-bacias avaliadas e sob influência da mineração, a redução da perda de solos nas áreas mineradas e restauradas em comparação com pastagens em áreas não mineradas. Também demonstra que através da aplicação de técnicas adequadas é possível em áreas mineradas restaurar a floresta e atingir parâmetros fitossociológicos similares aos das florestas nativas da região.

O LARF agradece os membros da banca profs. Sebastião Venâncio Martins (orientador), Elias Silva, José Marinaldo Gleriani, Edner Baumhardt e Rafaelo Balbinot, pela disponibilidade e grandes contribuições. Agradecimento especial também a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, nesta defesa representada por Christian Andrade e Aldo Lopes, pela produtiva parceria com o LARF-UFV, que tem viabilizado desde 2012 inúmeras pesquisas científicas no campo da restauração de áreas mineradas.

Estes estudos do LARF tem comprovado a qualificação da operação de mineração de bauxita e da restauração das áreas mineradas, o que vem garantindo a sustentabilidade ambiental desta importante atividade na Zona da Mata mineira. A parceria com a CBA tem sido muito positiva também para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao LARF-UFV, que tem a oportunidade de desenvolver suas pesquisas dentro da realidade em uma grande empresa de mineração. O treinamento destes estudantes no ambiente de mineração e restauração com certeza é um diferencial para a sua inserção no mercado de trabalho.