Defendida mais uma Tese de Doutorado âmbito do convênio entre a empresa CBA-Votorantim Metais e o LARF-UFV

Postado em 06/mar/2017

No dia 20 de fevereiro de 2017 a Engenheira Florestal Kelly de Almeida Silva defendeu sua Tese de Doutorado em Ciência Florestal na UFV sobre um estudo realizado no âmbito do convênio entre a empresa CBA-Votorantim Metais e o LARF-UFV.

Este convênio estabelecido através de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV) engloba várias ações, desde o monitoramento de áreas em restauração pós-mineração de bauxita até o desenvolvimento e aplicação de técnicas de restauração ecológica.

Em seu estudo, Kelly Silva avaliou, sob orientação do prof. Sebastião Venâncio Martins, o sucesso de um projeto de restauração florestal em área que passou por mineração de bauxita e foi reflorestada com espécies nativas há 5 anos, e comparou com uma floresta nativa em estagio médio de regeneração presente em seu entorno.

A tese que recebeu o titulo “Avaliação ecológica de uma floresta em restauração após mineração e de um ecossistema de referência, Zona da Mata Mineira” foi estruturada em artigos. Cada artigo resultou da aplicação dos indicadores vegetativos de avaliação e monitoramento e da relação destes com variáveis ambientais como abertura do dossel, serapilheira, compactação e fertilidade do solo na floresta em restauração e da floresta de referência.

A mais nova Doutora em Ciência Florestal pela UFV Kelly de Almeida Silva, está vinculada ao LARF desde a graduação em Engenharia Florestal na UFV quando foi bolsista de Iniciação Cientifica, tendo desenvolvido sua dissertação de mestrado também dentro do convenio CBA-Votorantim / LARF-UFV.

Além desta tese da Kelly, outros estudos têm sido realizados no contexto do convênio entre a Votorantim Metais e o LARF-UFV, que resultaram em vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso através do convênio a tese de doutorado do Eng. Florestal Diego Balestrin e um projeto de Iniciação Cientifica do estudante Wesley Fonseca, ambos sob orientação do prof. Venâncio, coordenador do LARF.

Este conjunto de estudos desenvolvidos pelo LARF-UFV nas áreas da empresa em processo de restauração tem revelado o comprometimento da Votorantim Metais com o meio ambiente, sempre buscando adequar suas atividades de mineração na Zona da Mata mineira com a conservação dos recursos naturais visando à sustentabilidade ambiental.

A parceria com a Votorantim Metais tem sido muito positiva também para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao LARF-UFV, que tem a oportunidade de desenvolver suas pesquisas dentro da realidade em uma grande empresa de mineração. O treinamento destes estudantes no ambiente de mineração e restauração com certeza é um diferencial para a sua inserção no mercado de trabalho.

Participaram da banca os professores Sebastião Venâncio Martins (Orientador), Elias Silva e José Marinaldo Gleriani (DEF-UFV), Sustanis Horn Kunz (UFES), e o Dr. Flávio Pereira da Silva (EPAMIG).

k1

Kelly Silva durante sua defesa

k3

A banca examinadora da defesa