Defendida mais uma monografia de TCC no âmbito do convênio CBA-Votorantim / LARF-UFV

Postado em 21/dez/2017

No dia 23 de novembro de 2017 o estudante da UFV Luiz Henrique Elias Cosimo defendeu sua monografia de Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Florestal sobre um estudo realizado no âmbito do convênio entre a empresa Companhia Brasileira de Alumínio (CBA-Votorantim) e o LARF-UFV.

Este convênio estabelecido através de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV) engloba várias ações, desde o monitoramento de áreas em restauração pós-mineração de bauxita até o desenvolvimento e aplicação de técnicas de restauração ecológica.

Em seu estudo, Luiz Cosimo, que também foi bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq, avaliou sob orientação do prof. Sebastião Venâncio Martins, o sucesso de um projeto de restauração florestal em área que passou por mineração de bauxita e foi reflorestada com espécies nativas há 12 anos, e comparou com uma floresta nativa em estagio médio de regeneração presente em seu entorno.

A monografia que recebeu o titulo ““APLICAÇÃO DO BIOINDICADOR COMUNIDADE DE AVES PARA AVALIAÇÃO DE UMA ÁREA MINERADA EM RESTAURAÇÃO NA ZONA DA MATA MINEIRA” comparou a avifauna (riqueza e grupos funcionais) numa floresta restaurada em área minerada de bauxita e numa floresta nativa em seu entorno. Os resultados deste estudo mostraram que a área que passou por mineração de bauxita e foi restaurada apresenta uma comunidade de aves similar a de uma floresta nativa adjacente, com grande representatividade de espécies de aves frugívoras dispersoras de sementes e de espécies típicas de ambiente florestal, o que sinaliza o sucesso do projeto de restauração em termos de recuperação e conservação de aves.

Além desta monografia do Luiz, outros estudos têm sido realizados no contexto do convênio entre a CBA-Votorantim e o LARF-UFV, que resultaram em vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso através do convênio a tese de doutorado do Eng. Florestal Diego Balestrin e três projetos de Iniciação Cientifica dos estudantes Wesley Silva Fonseca, Thamires Campo Almeida e Patricia Laviola Ricardo, todos sob orientação do prof. Venâncio, coordenador do LARF.

Este conjunto de estudos desenvolvidos pelo LARF-UFV nas áreas da empresa em processo de restauração tem revelado o comprometimento da CBA com o meio ambiente, sempre buscando adequar suas atividades de mineração de bauxita na Zona da Mata mineira com a conservação dos recursos naturais visando à sustentabilidade ambiental.

A parceria com a CBA tem sido muito positiva também para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao LARF-UFV, que tem a oportunidade de desenvolver suas pesquisas dentro da realidade em uma grande empresa de mineração. O treinamento destes estudantes no ambiente de mineração e restauração com certeza é um diferencial para a sua inserção no mercado de trabalho.

Participaram da banca o professor Dr. Sebastião Venâncio Martins (Orientador), Dra. Graziele Hernandes Volpato (Co-orientadora) e Dra. Kelly de Almeida Silva.

luiz

Luis Cosimo durante sua apresentação do seminário

luiz4

Da esquerda para direita Eng. Aldo Teixeira Lopes (CBA-Votorantim), Luiz Cosimo, Prof. Venâncio, Graziele Volpato e Kelly Almeida