Postado em 08/jul/2022
Ocorreu nesta quinta feira 07/07 a defesa de mestrado em Ciência Florestal pela UFV do Eng. Florestal William Victor Lisboa Alves.
William que foi orientado pelo professor Sebastião Venâncio Martins, desenvolveu sua pesquisa em áreas atingidas pelo rejeito da barragem de Fundão em Mariana, MG.
A dissertação foi dividida em três capítulos, sendo o primeiro sobre bolas de sementes com rejeito coletado em Mariana, uma tecnologia inovadora de restauração florestal desenvolvida pelo LARF no contexto do projeto com a Fundação Renova, o segundo sobre banco de sementes de área em restauração sobre rejeito/tecnosolo em Barra Longa, MG, e o terceiro sobre avaliação e monitoramento de mudas plantadas com e sem preparo do solo, na mesma propriedade rural atingida pelo rejeito.
Participaram da banca a prof. Dra. Ana Lícia Patriota Feliciano da UFRPE, e os pesquisadores Pedro Manuel Villa e Paula Leticia Wolff Kettenhuber, além do orientador prof. Venâncio.
Esta é a terceira dissertação resultante da produtiva parceria entre o LARF e a Fundação Renova, que também tem produzido vários artigos científicos e capítulos de livros, além do treinamento de estudantes de iniciação cientifica, mestrado e pós-doutorado e contribuído para o sucesso da restauração florestal nas áreas atingidas na região de Mariana, MG.
O LARF agradece à Fundação Renova pelo financiamento do projeto e apoio logístico nas atividades de campo.