COORDENADOR DO LARF-UFV VISITA ÁREAS EM RESTAURAÇÃO AMBIENTAL PELA FIBRIA NA UNIDADE ARACRUZ

Postado em 18/dez/2015

Na semana de 07 a 11 de dezembro o prof. Sebastião Venâncio Martins e seus orientados Bruna Paolinelli Reis (Mestrado) e Luiz Fernando Gardioli (Iniciação Cientifica), realizaram visita em áreas em processo de restauração ambiental pela FIBRIA nos municípios de Aracruz, Pedro Canário, Pinheiros e Montanha no Estado do Espírito Santo e Nanuque em Minas Gerais.

O projeto coordenado pelo prof. Venâncio e financiado pela FIBRIA, através de contrato com Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV), visa contribuir para melhorar o monitoramento das áreas em restauração pela empresa e a própria restauração já em curso, bem como definir indicadores para que uma área em processo de restauração seja considerada como “restaurada”.

A FIBRIA mantém atualmente um dos maiores programas do País de restauração ambiental em larga escala de Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais, com um compromisso de restaurar 40 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado até 2025, nos estados onde atua (ES, BA, MG, SP e MS).  “O objetivo do Programa é proteger o solo de processos de erosão, conservar nascentes e cursos d’água e aumentar a biodiversidade nas regiões onde a empresa atua”, ressaltou a analista de Meio Ambiente Florestal da Fibria, Tathiane Sarcinelli, que acompanhou a vista de campo, juntamente com os técnicos de silvicultura Dionis Silva Alves e Uerleson Santos Rocha e os supervisores de silvicultura José Sidiclei Jesus do Nascimento, Norton da Silva Araújo Oliveira e Raphael Batista da Silva. As ações desenvolvidas pela empresa já contemplaram mais de 13 mil hectares de áreas que estão em processo de restauração.

O prof. Venâncio destaca que estas importantes iniciativas de restauração da Mata Atlântica por empresas como a FIBRIA e outras do setor conferem mais sustentabilidade à cultura do eucalipto para produção de celulose.

Nas fotos abaixo são apresentados momentos da visita em diferentes talhões de restauração da empresa.

Da esquerda para direita: Luiz F. N. Gardioli, Acadêmico de Eng. Florestal UFV; Tathiane S. Sarcineli, Analista Ambiental FIBRIA; Prof. Venâncio, LARF/DEF/UFV; Dionis S. Alves, Técnico em Silvicultura FIBRIA. Em uma APP em que está sendo iniciada a restauração através do reflorestamento com espécies nativas regionais da Mata Atlântica.

Da esquerda para direita: Luiz F. N. Gardioli, Acadêmico de Eng. Florestal UFV; Tathiane S. Sarcinelli, Analista Ambiental FIBRIA; Prof. Venâncio, LARF/DEF/UFV; Dionis S. Alves, Técnico em Silvicultura FIBRIA. Em uma APP em que está sendo iniciada a restauração através do reflorestamento com espécies nativas regionais da Mata Atlântica.

Bruna P. Reis, Mestranda em Ciência Florestal UFV; Tathiane S. Sarcineli, Analista Ambiental FIBRIA; Dionis S. Alves, Técnico em Silvicultura FIBRIA. Em uma Reserva Legal com plantio consorciado de eucalipto com espécies nativas.

Bruna P. Reis, Mestranda em Ciência Florestal UFV; Tathiane S. Sarcinelli, Analista Ambiental FIBRIA; Dionis S. Alves, Técnico em Silvicultura FIBRIA. Em uma Reserva Legal com plantio consorciado de eucalipto com espécies nativas.

Prof. Venâncio e a Analista Ambiental da FIBRIA Tathiane Sarcineli em uma APP em restauração. Detalhe de uma boleira/cutieira (Joannesia princeps).

Prof. Venâncio e a Analista Ambiental da FIBRIA Tathiane Sarcinelli em uma APP em restauração. Detalhe de uma boleira/cutieira (Joannesia princeps).

Área de Reserva Legal da FIBRIA em restauração através de reflorestamento com espécies nativas regionais da Mata Atlântica.

Área de Reserva Legal da FIBRIA em restauração através de reflorestamento com espécies nativas regionais da Mata Atlântica.