Coordenador do LARF ministra palestras em Evento Internacional de Botânica Aplicada

Postado em 17/maio/2015

Ocorreu no período de 12 a 15 de maio em Lavras, MG, o III Sinbot – Simpósio Internacional de Botânica Aplicada, promovido pelas universidades federais de Lavras, Alfenas e São João Del Rey, que reuniu importantes pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do exterior.

Durante o evento o prof. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do LARF-UFV ministrou duas palestras, uma no dia 13 sobre “Regeneração natural como estratégia de restauração de ecossistemas” e outra no dia 14 sobre “Técnicas alternativas de restauração ecológica”.

Na palestra sobre regeneração natural o prof. Venâncio abordou os diferentes mecanismos de regeneração natural das florestas tropicais e como se estimular esta regeneração, e também apresentou os resultados de um projeto que coordenou sobre avaliação do potencial de regeneração natural para todo o território do Estado do Espírito Santo. Já na palestra sobre técnicas alternativas de restauração foram apresentados os principais avanços das pesquisas do LARF-UFV nesta área em parceria com empresas de mineração, celulose e energia.

Em ambas as palestras o professor Venâncio procurou mostrar que é possível reduzir os custos da restauração de áreas degradadas através da aplicação de técnicas mais ecológicas e que resultam em ecossistemas mais sustentáveis.

Prof. Venâncio em uma das palestras

Da esquerda para direita: Prof. Venâncio (UFV), Profa. Vera Lex Engel (UNESP) e prof. Sergius Gandolfi (USP)

foto4

foto3