Coordenador do LARF ministra palestra em evento internacional sobre restauração do Pampa

Postado em 02/mar/2022

Ocorreu entre os dias 25 e 26 de novembro de 2021 o 2º Seminário Internacional: “Restauración ecológica del bioma Pampa”. O evento foi realizado de forma online e promovido pela Universidad Maimónides, da Argentina, e pela SOBRADE.

Nesse evento o professor Sebastião Venâncio ministrou a palestra “Restauración de Áreas de Preservación Permanente en el bioma Pampa, estudios de caso en Brasil”, onde foram abordados os principais resultados e técnicas de restauração utilizadas no projeto coordenado por ele em parceria com a empresa CMPC – Celulose Riograndense.

A parceria LARF-UFV / CMPC teve início em 2011, desde então, várias pesquisas foram desenvolvidas como forma de transferência de tecnologia de restauração, como o plantio de mudas em núcleos em áreas com forte impacto pelo gado bovino e equinos, produção de mudas via resgate de plântulas de talhões de eucalipto, poleiros artificiais, entre outras.

Ao longo dos 10 anos da parceria LARF-UFV / CMPC, o monitoramento das áreas tem demonstrado o aumento da cobertura florestal das APPs com o retorno da diversidade arbórea e arbustiva.

A apresentação do professor Sebastião Venâncio, juntamente com as dos demais participantes, encontram-se disponíveis no link a seguir, disponibilizado pela Comissão Organizadora do 2º Seminário Internacional ‘Restauração Ecológica do Bioma Pampa’. Universidade Maimonides, Buenos Aires, Argentina. [link]

Fonte: “2º Seminário Internacional ‘Restauração Ecológica do Bioma Pampa’. Universidade Maimonides, Buenos Aires, Argentina. 25 a 26 de novembro de 2021

foto2foto1foto3foto4