Postado em 09/ago/2018
Visando auxiliar as atividades de restauração florestal das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão na região de Mariana, MG, e das áreas de compensação ambiental na bacia do Rio Doce, tem sido realizados treinamentos sobre restauração florestal sob coordenação do prof. Sebastião Venâncio Martins.
O primeiro treinamento foi realizado em Mariana, tendo participação de profissionais ligados diretamente à execução dos projetos de restauração florestal entre técnicos da Fundação Renova, e das empresas parceiras Emflortec, Agroflor, Progen e Ramboll.
Já o segundo treinamento foi realizado em Governador Valadares, MG, no período de 10 a 11 de julho, para um público de profissionais ligados a Fundação Renova, Progen, IBIO, WWF, ASPEA, SAAE e Piracanjuba. Além da parte teórica o treinamento contou também com visita técnica para a parte prática em propriedade rural de Govenador Valadares, na qual vem sendo desenvolvidas pela Fundação Renova ações de restauração de nascentes e reflorestamentos de compensação ambiental. Durante os treinamentos o professor Venâncio fez doações para a Fundação Renova dos livros “Recuperação de Áreas Degradadas”, “Recuperação de Matas Ciliares” e do boletim de extensão “Restauração Florestal”, todos de sua autoria.
Os treinamentos abordaram temas importantes para o sucesso das atividades de restauração como os fundamentos e conceitos da restauração, sucessão ecológica, etapas de um projeto de restauração, técnicas de nucleação, reflorestamento tradicional e monitoramento da restauração.
Para o prof. Venâncio que coordena junto à Fundação Renova o projeto “Restauração ecológica e definição de critérios e indicadores para monitoramento da restauração de áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, MG” estes treinamentos possibilitam aproximar os técnicos diretamente ligados ao processo de restauração florestal da bacia do Rio Doce de novas tecnologias desenvolvidas ou adaptadas pelo LARF – Laboratório de Restauração Florestal da UFV, visando à sustentabilidade ambiental destas áreas impactadas.
Nas fotos momentos do treinamento teórico e prático.