Concluída com sucesso mais uma pesquisa da parceria LARF / CBA

Postado em 22/dez/2023

O estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, Fagner Darlan Dias Corrêa, defendeu no dia 4 de dezembro, sua monografia de Trabalho de Conclusão de Curso. Na pesquisa, orientada pelo prof. Sebastião Venâncio Martins, Fagner avaliou os efeitos de diferentes espaçamentos de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na restauração florestal compensatória à mineração de bauxita.

A área do experimento integra um importante corredor ecológico de biodiversidade que vem sendo implantado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) na região de Itamarati de Minas, com apoio do LARF em pesquisas e orientações técnicas.

Além do prof. Venâncio, como orientador, participaram da banca o dr. Diego Balestrin (engenheiro pleno da VALE) e o doutorando em Ciência Florestal Wesley Fonseca.

O LARF agradece os membros da banca pelas valiosas contribuições, à CBA pelo financiamento do projeto e todo o apoio e à FAPEMIG pela bolsa de iniciação científica do Fagner.

A parceria LARF/ CBA teve início no final de 2011, projeto que conta com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais – SIF, tendo possibilitado o treinamento de vários alunos de graduação, mestrado e doutorado da UFV, e a publicação de dezenas de artigos científicos e trabalhos em congressos. Estas pesquisas têm construído para a sustentabilidade ambiental da mineração de bauxita na Zona da Mata mineira.