Postado em 20/mar/2023
Ocorreu em 03 de março a defesa de mestrado em Ciência Florestal UFV de Mara Gabriele Fonseca Pinto, orientada pelo prof. Sebastião Venâncio Martins. A dissertação foi desenvolvida na CMPC Celulose Riograndense, onde foi avaliado o avanço da restauração das APPs em hortos florestais da empresa no RS, através de análise temporal de imagens de alta resolução.
Participaram da Banca: prof. Dr. José Marinaldo Gleriani (coorientador UFV), Diego Balestrin (VALE), Paula Kettenhuber (pós-doutoranda UFV) e Pedro Manuel Villa (UEFS).
A parceria LARF/CMPC teve início no final de 2011 com um treinamento sobre restauração florestal para profissionais da empresa, ministrado pelo prof. Venâncio, através da Sociedade de Investigações Florestais (SIF). Na sequência, desde 2012 a empresa vem implantando com apoio e orientação do LARF, diversos experimentos de restauração de APPs em seus hortos florestais, sendo os melhores resultados transferidos para o setor operacional para implantação em larga escala.
O LARF agradece a CMPC pela produtiva parceria, e aos membros da banca pelas importantes contribuições. E parabeniza a Mestre em Ciência Florestal Mara Gabriele pela excelente pesquisa realizada.