Postado em 28/fev/2018
Neste mês de fevereiro o LARF finalizou mais um projeto de restauração florestal em convênio com empresa privada.
O projeto intitulado “Pesquisa e Orientação sobre Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente da Central Geradora Hidrelétrica – CGH Areão, em São Francisco do Glória, MG”, foi realizado através de um contrato entre o LARF-UFV e a empresa GMW Engenharia / Hy Brazil Energia, com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais – SIF, tendo como coordenador o professor Sebastião Venâncio Martins.
Durante a vigência do projeto foram restauradas as matas ciliares às margens do reservatório para geração de energia hidrelétrica da Central Geradora Hidrelétrica – CGH Areão, bem como áreas no entorno do rio Glória e áreas de compensação ambiental nesta mesma bacia hidrográfica.
O LARF-UFV atuou, através de pesquisas já realizadas, na seleção de espécies nativas regionais mais adequadas para cada situação de umidade do solo, como baixadas úmidas e encostas com solos drenados, definição de diferentes espaçamentos e arranjos de plantio das mudas com base no potencial de regeneração natural e uso de técnicas de nucleação.
Para áreas com regeneração natural foi adotado o modelo de enriquecimento com plantio de mudas em núcleos, visando reduzir os custos da restauração e o aproveitamento da resiliência local. Para áreas de pasto limpo de braquiária foi adotado o plantio em área total, combinando espécies de diferentes grupos funcionais.
Para o prof. Sebastião Venâncio a restauração das matas ciliares e áreas de compensação da área de influência da CGH Areão, através da parceria com o LARF, representa além do aspecto econômico positivo, um grande ganho ambiental para a região, uma vez que na maior parte da bacia do rio Glória já não haviam matas ciliares, sendo as APPs ocupadas por pastagens.
Abaixo fotografias de alguns dos trechos de APP em restauração florestal.
Plantio em área total
Plantio em área total
Plantio de adensamento
Núcleo de mudas – enriquecimento
Núcleo de mudas – enriquecimento