Postado em 01/ago/2017
No período de 11 a 14 de junho o prof. Sebastião Venâncio Martins esteve realizando visita técnica de consultoria na empresa Mineração Taboca, do grupo peruano Minsur, que foi viabilizada através de contrato mediado pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV).
Durante a visita técnica o prof. Venâncio conheceu várias áreas mineradas pela empresa, sendo algumas já em processo inicial de restauração florestal, orientou a equipe de meio ambiente da empresa sobre técnicas mais adequadas desenvolvidas no LARF que as atualmente adotadas, visando à redução dos custos da restauração e o retorno mais rápido da floresta amazônica.
Durante a visita ficou evidente a grande preocupação da empresa com a sustentabilidade ambiental da sua atividade de mineração, pois além das iniciativas já realizadas e da busca de apoio do LARF para melhorar a restauração de suas áreas mineradas, também preserva grandes áreas de Floresta Amazônica primária.
Para o prof. Venâncio este primeiro contato com a Mineração Taboca teve como foco, além das orientações técnicas no local, o início de uma parceria entre a empresa e o LARF, no sentido de futuras pesquisas e novas assessorias sobre restauração das áreas mineradas. Além da contribuição para melhorar a restauração em si, a parceria deverá viabilizar também o desenvolvimento de experimentos de restauração através de dissertações e teses, com ganhos para a empresa, o LARF e a pós-graduação em Ciência Florestal da UFV.
Área em processo de regeneração natural
Poleiro de bambu para atração de aves, instalado durante a visita
Área minerada em restauração
Igarapé com buritizal preservado em área da empresa
Trecho de Floresta Amazônica primária preservada pela empresa
Trecho de Floresta Amazônica primária preservada pela empresa