Visando melhor atender os interessados na área de restauração florestal, a SIF – Sociedade de Investigações Florestais, a Universidade Federal de Viçosa e o Laboratório de Restauração Florestal (LARF-UFV), promovem na capital mineira, nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2017, o Treinamento em Restauração Florestal.
Coordenado pelo Professor Dr. Sebastião Venâncio Martins (LARF/DEF/UFV), o evento irá abordar: Restauração florestal de APPs (matas ciliares de rios e nascentes) e de áreas mineradas; A sucessão ecológica e sua aplicação na restauração florestal; Modelos de reflorestamento em área total; Seleção de espécies para restauração; Aproveitamento da resiliência na restauração florestal; Condução da regeneração natural; Técnicas de nucleação, dentre outros assuntos.
Local do curso: Hotel San Francisco Flat, Belo Horizonte, MG
Informações e inscrições: sifeventos@gmail.com
ou pelo tel. (31) 3899-1185
Inscrições com descontos até 10/07. Vagas limitadas !
Conteúdo Programático:
Dia 22 de agosto – Terça-feira. Horário : 09 -12h e 13:30- 18h►Restauração Florestal em APP e áreas mineradas – Introdução e fundamentação teórica; ►Conceitos de restauração, reabilitação e recuperação; ►A sucessão ecológica e sua aplicação na restauração florestal; ►Os grupos ecológicos e sua importância na restauração;►Modelos de facilitação e de inibição da sucessão ; ►Etapas de um projeto de restauração florestal;
Dia 23 de agosto – Quarta-feira. Horário : 08:30 -12h e 13:30- 18h ►Técnicas alternativas de restauração – fundamentação teórica; ► Aproveitamento da resiliência na restauração florestal; ►Condução da regeneração natural; ►Resgate de plântulas; ►Plantios de mudas em núcleos; ►Transposição de top soil e banco de sementes; ►Transposição de chuva de sementes e semeadura direta; ►Nucleação com galharias e poleiros artificiais; ►Considerações finais;
Dia 24 de agosto – Quinta-feira. Horário : 08:30 -13 h ►Técnica tradicional de restauração – fundamentação teórica; ►O reflorestamento heterogêneo em área total;►Bases para seleção de espécies nativas para plantio;►Modelos de reflorestamento em área total; ►Operações de plantio e de manutenção; ►Custos do reflorestamento tradicional; ►Problemas do reflorestamento e como minimizá-los; ►Monitoramento dos reflorestamentos com bioindicadores.