Postado em 06/fev/2024
Ocorreu no dia 27 de novembro de 2023 a defesa de dissertação de Mestrado em Ciência Florestal da UFV da Engenheira Florestal Patrícia Aparecida Laviola Ricardo, atual coordenadora operacional do GT Restauração, vinculado à Sociedade de Investigações Florestais (SIF).
A pesquisa, orientada pelo prof. Sebastião Venâncio Martins, abordou o monitoramento de áreas em processo de restauração florestal pela Vale no município de Brumadinho, MG.
Foram avaliadas três áreas, sendo duas de compensação e uma APP ciliar, por meio da aplicação de indicadores de monitoramento.
Os resultados confirmaram o sucesso da restauração florestal com plantio de mudas de espécies nativas regionais em área total, com ótimas taxas de crescimento e sobrevivência das mudas, além de adequada riqueza de espécies.
O LARF mantém desde 2021 um convênio com a VALE, com interveniência da SIF, para desenvolver pesquisas e orientações sobre a restauração florestal de APPs e áreas de compensação na bacia do rio Paraopeba em Brumadinho, MG, sob coordenação do prof. Venâncio.
Participaram da banca o professor do DEF-UFV Sebastião Venâncio Martins, a professora da UFES Sustanis Horn Kunz e os pesquisadores Aurino Miranda Neto e Paula Letícia Wolff Kettenhuber.
O LARF agradece aos membros da banca pelas importantes contribuições e a VALE pelo financiamento do projeto e pela bolsa de mestrado da Patrícia.