Postado em 26/set/2023
Ocorreu nesta segunda-feira (25/09) a defesa de dissertação de Mestrado em Ciência Florestal da UFV do Engenheiro Florestal Mateus Enrique Amorim Oliveira.
A pesquisa orientada pelo prof. Sebastião Venâncio Martins, abordou a avaliação do banco de sementes em uma área de preservação permanente do rio Paraopeba em Brumadinho, MG, atingida pelo rejeito do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, que vem sendo restaurada pela Vale, e em outra área de compensação.
O enfoque principal da dissertação foi aplicar o bioindicador banco de sementes do solo para avaliar o potencial de regeneração natural (resiliência) destas áreas em restauração florestal.
O LARF mantém desde 2021 um convênio com a VALE, com interveniência da SIF, para desenvolver pesquisas e orientações sobre a restauração florestal de APPs e áreas de compensação na bacia do rio Paraopeba em Brumadinho, MG, sob coordenação do prof. Venâncio.
Participaram da banca os professores do DEF-UFV Sebastião Venâncio e Silvio Nolasco, e os pesquisadores Pedro Manuel Villa, Paula Letícia Kettenhuber e Kelly de Almeida Silva.
O prof. Venâncio agradece aos membros da banca pelas importantes contribuições e a VALE pelo financiamento do projeto e a bolsa de mestrado do Mateus.