Postado em 27/jul/2023
Acaba de ser publicado pela Editora Científica Digital o Ebook “Guia de identificação: espécies resgatadas no sub-bosque de plantios de Eucalyptus para restauração florestal”.
O livro resulta de convênio entre o Laboratório de Restauração Florestal da UFV e a empresa CMPC Celulose Riograndense.
Para o prof Sebastião Venâncio Martins a técnica do resgate de mudas, introduzida por ele na empresa, contribuiu para a sustentabilidade ambiental da produção de celulose no Rio Grande do Sul.
“É fantástico ver talhões de eucalipto, “gerando” mudas de especies nativas regionais para restauração florestal das APPs no entorno de nascentes dos hortos florestais da empresa”, completa o prof Venâncio.
Este guia procura disponibilizar informações importantes sobre espécies nativas dos Biomas Pampa e Mata Atlântica resgatadas em sub-bosque de plantios de Eucalyptus spp. da empresa CMPC, no Rio Grande do Sul, para utilização na restauração florestal de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, destaca a pesquisadora Paula Kettenhuber, uma das autoras.
O uso do resgate de mudas em plantios florestais mostra-se como uma alternativa viável e promissora para aumentar e complementar a diversidade de espécies produzidas nos viveiros e utilizadas nos projetos de restauração florestal. Com a disponibilização desta publicação buscamos difundir o uso da técnica de resgate de mudas nas situações em que é permitida pela lei e contribuir com a cadeia de produção de mudas de espécies nativas para fins de restauração florestal.
O Guia de identificação de espécies nativas resgatadas em sub-bosque de Eucalyptus spp. já está disponível para download através do seguinte [link].