Projeto do LARF em Brumadinho é destaque no MGTV da Rede Globo

Postado em 03/fev/2023

Na última sexta-feira (27), o projeto do LARF interveniado pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), com foco na recuperação das áreas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, foi destaque no programa do MGTV, na Rede Globo. O rompimento da barragem de rejeitos na cidade, no ano de 2019, além de atingir a comunidade local, devastou 132 hectares de mata nativa.

Após quatro anos, os locais atingidos pelos rejeitos de minério começam a ter vida novamente. Já é possível observar a volta da fauna e flora aos locais reflorestados, como efeito das ações de recuperação florestal e da bacia hidrográfica.

O processo de recuperação iniciou com a retirada do minério de ferro e tratamento do solo, e, por fim, o plantio das mudas de espécies nativas regionais. Vale ressaltar que as sementes utilizadas no reflorestamento foram coletadas de árvores locais sadias, preservando, assim, o patrimônio genético, explica a matéria.

O especialista em restauração florestal da Universidade Federal de Viçosa, prof. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do projeto, afirma que em cerca de 10 anos já haverá uma floresta jovem e estruturada no local. E que pela existência de matas ao entorno, a fauna já está retornando rapidamente para essas áreas, acrescentou.

A reportagem também conta com as entrevistas do analista ambiental da Vale, Diego Aniceto, e do Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares.

Para assistir a reportagem, acesse: https://lnkd.in/durkH3NX

materia