Capítulos de pesquisas realizadas pelo Laboratório de Restauração Florestal da UFV compõem livro Internacional

Postado em 28/nov/2019

livro_capa

Foi publicado recentemente pela editora Norte-americana Nova Science Publishers, o livro “Recent Advances in Ecological Restoration”.

A obra composta por seis capítulos, aborda estudos e projetos do LARF coordenados pelo professor Sebastião Venâncio Martins, desenvolvidos em parceria com a Fundação Renova, CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), CMPC Celulose Riograndense, Vale e também na Floresta Amazônica.

No contexto da mineração, um dos capítulos mostra os avanços da restauração florestal ativa e passiva das áreas atingidas pelo rejeito em Mariana, MG, através do criterioso trabalho que vem sendo realizado pela Fundação Renova. Outros dois capítulos enfocam o trabalho também muito rigoroso realizado pela CBA na restauração das áreas mineradas na Zona da Mata mineira, que vem possibilitando o retorno das espécies nativas e o aumento da cobertura florestal. Por sua vez, o estudo realizado na Reserva Natural da Vale em Linhares, uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do Brasil, compara duas áreas uma restaurada e outra de floresta primária. No que se refere a produção de celulose, um dos capítulos aborda o excelente programa de restauração de APPs que vem sendo realizado no Rio Grande do Sul pela empresa CMPC Celulose Riograndense.

Por fim, um dos capítulos resulta de estudo realizado na Floresta Amazônica e retrata a regeneração natural em clareiras cultivadas e abandonadas por povos indígenas, e a relação entre esta atividade de agricultura itinerante e a resiliência da floresta.

Além do professor Venâncio, participam como co-autores parte de seus orientados de pós-graduação em Ciência Florestal da UFV, profissionais da Fundação Renova e das empresas CBA, CMPC e Vale.

De acordo com o prof. Venâncio os estudos realizados pelo Laboratório de Restauração Florestal da UFV (www.larf.ufv.br) com as empresas e instituições parceiras, que resultaram nos capítulos do livro, reforçam que é perfeitamente viável conciliar atividades produtivas essenciais para a humanidade como a mineração e a produção e celulose e o meio ambiente, ou seja, estas atividades sendo bem planejadas com ações específicas de restauração garantem o desenvolvimento sustentável, uma tendência da atual no Brasil e no mundo.

Abaixo a relação de capítulos e respectivos autores:

Chapter 1. Ecological Restoration of Permanent Preservation Areas through Seedling Nuclei, Rio Grande Do Sul, Brazil.
(Sebastião Venâncio Martins, Camila Bauchspiess and Elias Frank de Araújo)

Chapter 2. Restoration of Tree and Shrub Diversity Post Bauxite Mining, in the Southeastern Region of Minas Gerais, Brazil
(Sebastião Venâncio Martins, Luiz H. Elias Cosimo, Diego Balestrin, Wesley da Silva Fonseca, Christian Fonseca de Andrade and Rodrigo da Silva Barros)

Chapter 3. Amazon Forest Succession after Indigenous Shifting Cultivation: Relevance for Local-Scale Passive Restoration
(Pedro Manuel Villa, Sebastião Venâncio Martins, Alice Cristina Rodrigues and Silvio Nolasco de Oliveira Neto)

Chapter 4. Monitoring the Passive and Active Ecological Restoration of Areas Impacted by the Fundão Tailings Dam Disruption in Mariana, Minas Gerais, Brazil
(Sebastião Venâncio Martins, Pedro Manuel Villa, Diego Balestrin, Fabio Haruki Nabeta and Leonardo Ferreira da Silva)

Chapter 5. Natural Regeneration in Restored and Primary Atlantic Forest in the Vale Natural Reserve, Espírito Santo, Brazil
(Sebastião Venâncio Martins, Geanna Gonçalves de Souza Correia, Luiz H. Elias Cosimo and Diego Balestrin)

Chapter 6. Ecological Restoration and Forest Coverage Advancement in a Region Influenced by Bauxite Mining, Minas Gerais, Brazil.
(Diego Balestrin, Sebastião Venâncio Martins and Christian Fonseca de Andrade)

 

Mais informações sobre o livro estão disponíveis em:

https://novapublishers.com/shop/recent-advances-in-ecological-restoration/